quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Formatura do BA lota auditório da UNIG em solenidade emocionante

 
Com simplicidade, a dona de casa, Maria José da Silva, de 64 anos, roubou a cena durante a formatura dos alunos do Programa Brasil Alfabetizado na noite desta quarta-feira, dia 14/09. De fala mansa, porém precisa, ela resumiu em poucas palavras o sentido de estar alfabetizada. “Estou me sentindo uma formiguinha neste lugar, onde jamais pensei em pisar. Minha professora (Margarete) só faltou me puxar pela orelha para me levar para a sala de aula. Agora já sei ler. Agradeço a ela”, disse. 

“É gratificante saber que agora vocês podem identificar o ônibus pelo nome e não pela cor. Isso é gratificante. Nossa felicidade é o sucesso do aluno”, comemorou a subsecretária de Projetos Especiais, Niara Margarida Matta, ao lado do presidente de Políticas Públicas da Educação, Acárise Ribeiro, que lembrou o investimento do governo na educação e o bom resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).   
   
Em meio a muitas histórias de superação, o BA este ano formou mais de 800 alunos, dos 1632 cadastrados.  Uma luz para quem a cerca de um ano não conhecia sequer uma letra do alfabeto. É o caso, de Marilene Maria da Conceição, 33 anos, que não tinha sequer certidão de nascimento e se sentiu constrangida quando precisou matricular os filhos na escola.

“Consegui matriculá-los na escola sem a certidão. O problema é que minha mãe, que também não tinha certidão morreu. Mas meu pai agora me reconheceu e finalmente já tenho o documento”, contou ao lado das filhas Ingrid Souza, de 16 anos, que está no sexto ano de escolaridade e Agatha Costa Araújo, 2 anos.


A solenidade contou ainda com as presenças da subsecretária de Administração e Recursos Humanos, Telma Magalhães e da professora Eliana Papaléo, que durante anos contribuiu para a alfabetização de adultos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário