quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Quarta Rosa mobilizou todos os funcionários da Semed



A Quarta-feira Rosa da Secretaria Municipal de Educação  de Nova Iguaçu mobilizou todos os funcionários na mesma causa: conscientização sobre o câncer de mama, que a cada ano no Brasil representa 22% de novos casos nas mulheres e 1% nos homens. A luta para a professora Marília Ribeiro Mendonça, 61 anos, tem um significado especial. Ela foi acometida da doença há 10 anos, foi submetida à mastectomia e é um exemplo de superação.

Marília conta que apesar de fazer acompanhamento médico anualmente deixou passar um detalhe. Ao perceber a diminuição da mama esquerda fez uma biópsia de um nódulo, o exame deu negativo para malignidade. “Mesmo assim o médico me orientou a fazer a cirurgia. Só que eu só fiz dois anos depois e o exame patológico também não acusou o câncer inicialmente, mas logo depois veio à notícia”, revelou a professora. Por tudo isso, a professora aconselha que as mulheres sigam a orientação médica.

As também professoras Maria da Glória Borges, 57 e Bianca Oliveira, 36 não querem perder tempo. Estão em dia com os exames de mamografia e ultrassonografia. Ambas estão de olho na prevenção, entendem a importância do autoexame, mas não dispensam os serviços médicos. Glória faz mamografia uma vez por ano e Bianca o ultrassom da mama. “Existe um mito, não sei, que mulheres que amamentam são menos propensas ao câncer de mama, mas a realidade tem mostrado outra coisa. Eu mesma tenho uma amiga que amamentou três filhos e teve a doença. O melhor é não arriscar”, aconselha.

Já a assistente administrativa, Tânica Maria Parga, 63 anos, apesar das consultas ao ginecologista nunca fez uma mamografia. Por ter uma mama pequena e nunca ter detectado nada no autoexame não via necessidade do exame. “O Outubro Rosa me fez mudar de ideia. Já marquei consulta e vou pedir ao médico a mamografia. Fiquei muito tempo cuidando da família e fui deixando passar o tempo”, contou Tânia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário