terça-feira, 28 de outubro de 2014

Professores de Educação Especial participam de manhã de autógrafos


 Mais de 100 professores que atuam na educação especial de Nova Iguaçu tiveram um encontro diferente dos que acontecem mensalmente.  Participaram de uma manhã de autógrafos com a escritora e professora Eloisa Cristina de Freitas, que deu um depoimento sobre sua experiência pessoal com os filhos especiais, duas autistas e um paralisado cerebralAo mesmo tempo, o grupo se divertiu na confraternização pela passagem do dia dos professores ao som de muita música com o DJ e professor Maximiano Moraes da Silva, que apesar da deficiência visual selecionou as melhores músicas para os colegas.


A experiência com os filhos levou Eloisa a mergulhar no mundo da educação especial. Hoje ela trabalha nas redes municipais de educação de Belford Roxo e Duque de Caxias. Ela é autora dos livros Recriando Asas no Abismo, Poesia Nossa de Cada Dia, entre outras obras.

Além da escritora, alunos do curso de garçons da Escola Especial Favo de Mel, da FAETEC/Quintino fizeram uma demonstração de como é possível vencer quando são oferecidas as oportunidades. Os estudantes, todos com Síndrome de Down, foram os responsáveis por servir o lanche. 

O encontro, no Sesc, contou com as presenças da subsecretária de Gestão Pedagógica, Magali Vizzoni, das superintendes, Odenize Monteiro e Enir de Oliveira, da coordenadora de Educação Especial Inclusiva, Marilene Cecília Ramos e toda a sua equipe.

Emoção

O relato da autora emocionou a professora da sala de recursos da Escola Municipal Nabor Othuk, Natane Barbosa. “É comovente como ela enfrentou a situação e superou as dificuldades. Esses encontros nos possibilitam a troca de experiência”, contou a professora.

Há oito anos trabalhando com educação especial, a professora da Escola Municipal Heitor, Dantas, Helena Barreto acredita que as barreiras são quebradas a casa dia. “O trabalho é difícil, mas gratificante. Eles mostram a cada dia como são capazes”, comemora.



2 comentários: