quinta-feira, 15 de maio de 2014

Escolas de campo recebem computadores interativos

Os estudantes das 12 escolas municipais de campo de Nova Iguaçu ganharam reforço tecnológico para ajudar na aprendizagem. Apesar de o giz continuar nas salas de aulas, é a lousa digital que está atraindo a atenção da meninada que pode participar de jogos ou resolver questões matemáticas por meio de um computador interativo que vem projetor multimídia. A novidade é disponibilizada pelo Ministério da Educação, através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo)- FNDE.

A secretária de Educação, Aparecida Rosestolato, fez questão de participar da entrega dos computadores, recebidos com euforia pelos diretores. “Acho uma maravilha que os alunos do campo possam usufruir das novas tecnologias. Este equipamento é moderno e irá despertar a curiosidade, que os levará a adquirirem mais conhecimento”, disse Aparecida, que estava acompanhada da coordenadora da Educação no Campo, Cristina Bilheiro.

O computador interativo (projetor multimídia) é portátil, leve e pode ser utilizado pelos mediadores tecnológicos dos laboratórios do ProInfo, que podem trabalhar em parceria com os professores nas salas de aulas. É equipado com teclado, mouse, portas USB, porta para rede wireless e rede plc, unidade leitora de DVD e um data show interno que possibilita a projeção dos conteúdos digitais nas salas de aula.

Por conta da dificuldade de acesso a web no campo, o Ministério da Educação disponibilizará internet via rádio, até junho, para que os alunos possam se interligar com o mundo.  De acordo com Tatiana Eliza, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal, a partir do segundo semestre os mediadores tecnológicos participarão de uma formação com sugestão de atividades educacionais.


Para o diretor da Escola Municipal Barão de Guandu, Rodrigo Cunha Barbosa, essa nova ferramenta tecnológica será fundamental para a formação dos estudantes. “As aulas com certeza serão mais atrativas e alegres. Também será um grande reforço no horário regular e integral”, comemora o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário