quinta-feira, 17 de abril de 2014

Nova Iguaçu está investindo 36,6 milhões na construção e reforma de escolas



 A Prefeitura de Nova Iguaçu está investindo R$ 36,6 milhões na construção e reforma de escolas para garantir qualidade de ensino aos mais de 66 mil alunos matriculados.  O desafio do governo é fazer com que o município se destaque no Índice de Desenvolvimento da Básica (IDEB) não só com o investimento humano, mas com boas condições físicas dos prédios, grande parte com mais de 30 anos de construção.
  
Para a secretária de Educação, Aparecida Marcondes Rosestolato, este compromisso do  governo  Bornier de construir e reformar escolas é o que define qualidade na educação. Segundo ela, em um ano e meio de governo o número de alunos deverá chegar a 70 mil.

 "O prefeito Bornier está empenhado em garantir que as nossas crianças estudem em Nova Iguaçu. Em 2015 esperamos que quem  mora em Lagoinha possa matricular os filhos perto de casa", afirmou. 

Nesta matemática, os bairros de Lagoinha, Cabuçu e Rodilândia  estão ganhando três novas escolas que juntas oferecerão cerca de  1.200 vagas em horário integral  da educação infantil ao sexto ano. Além disso, outras duas escolas já estão com obras em andamento nos bairros de Santa Rita e Grão Pará,  e como as anteriores com 10 salas, quadra, vestiário, refeitório entre outras coisas.

“Não podemos repassar a responsabilidade da qualidade do ensino para as mãos do professor. Pois educação é um projeto mais amplo”,  explicou , acrescentando que o governo tem a obrigação de dar condições de trabalho e conforto para os professores e alunos, a fim de evitar a evasão escolar. 
  
 E em matéria de obras escolares, a prefeitura pretende atingir a nota máxima: 10. Neste quesito, está levando mais educação para os bairros do corredor da Estrada de Madureira, Santa Rita e Tinguá, onde uma nova unidade escolar será construída em Parque Estoril com 14 salas, biblioteca, sala de informática e midiateca. No mesmo padrão, será erguida a escola de Três Marias.

Seja com recursos próprios ou por meio de projetos encaminhados ao FNDE, que garantiu 11 creches para a cidade em diversos bairros, a Prefeitura tem como meta construir 10 escolas. São 23 escolas em processo de reformas, sendo que seis delas já estão em andamento ou finalizadas, como é o caso da Escola Municipal Três Marias.

Geração de empregos
O pacote de obras está gerando mais de 200 empregos de serralheiros, pedreiros, ladrilheiros, carpinteiros, pintores, ajudantes, marceneiros, bombeiros hidráulicos e serventes. Ao mesmo tempo dá esperança para que parte dos operários vejam seus filhos matriculados perto de casa. É o caso do ajudante de obras, Jadir da Silva Medeiros, 33anos. Ele trabalha na construção da Escola Municipal Ivani Vigné, em Cabuçu.

“Antes de vir para cá estava desempregado. Estou aqui há sete meses e acho que o bairro vai ganhar muito, já que as crianças poderão estudar perto de casa”, comemora.

O ajudante de serralheiro, Felipe dos Santos também está feliz. “Não tenho filhos, mas acho que a escola vai ajudar no crescimento da comunidade. A educação é importante para as crianças. Sem ela não se chega a lugar a algum”, comentou.

Cadastro
Enquanto aguardam a inauguração, as diretoras nomeadas para as unidades escolares estão com a tarefa de cadastrar os novos alunos. No caso de Lagoinha, onde grande parte dos estudantes estudam no município vizinho de Seropédica, mais de 300 crianças já estão na lista. Serão 420 vagas da educação infantil ao 6º ano.
Em Cabuçu não é diferente. A equipe da direção também está a postos cadastrando os futuros alunos. Nas três novas unidades escolares, o espaço físico chama a atenção. A acessibilidade vai garantir a segurança dos portadores de necessidades especiais.
E as quadras cobertas favorecerão as atividades de educação física e horário integral dos alunos. Deste grupo de escolas, apenas Lagoinha não terá a quadra pronta até a inauguração. Mas foi incluída no projeto, que não previa o benefício anteriormente.  

Escolas em reformas:
Escola Municipal Nabor Othuk
Escola Municipal  Professor Leonardo Carielo de Almeida
Escola Municipal Alice Couto
Escola Municipal Dr. Rubens Falcão
Escola Municipal Professora Dora Eulália

Em Licitação

Escola Municipal Antonio Pinheiro Victory
Escola Municipal Mascarenhas de  Moraes



Um comentário:

  1. CONTINUO POSTANDO A PREFEITURA ESTÁ FAZENDO NOVAS ESCOLAS MAIS ATÉ HOJE NÃO FORAM CHAMADOS OS CONCURSADOS DA MERENDA ! POXA SERIA LEGAL E HONESTO CHAMAR ESSAS PESSOAS PARA TRABALHAR! VOCÊS NÃO ACHAM?

    ResponderExcluir