segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Professores do Brasil Alfabetizado fazem formação

Os 165 alfabetizadores que atuam no Brasil Alfabetizado, em Nova Iguaçu, terminam a  formação neste sábado, dia 22. Na capacitação, que começou no último dia 11, os professores participaram de oficinas de alfabetização, letramento e matemática na alfabetização. Os encontros aconteceram de terça a sábado na Escola Municipal Monteiro Lobato. As aulas começam no dia 10 de março e a expectativa da Secretaria Municipal de Educação é formar  200 turmas em diversos bairros da cidade.

O Brasil Alfabetizado é um programa do governo federal em parceria com os municípios. No ano passado 970 pessoas com idades entre 15 a 90 anos receberam o certificado de conclusão do curso. De acordo com a Gestora Local, Denise Gomes Aguiar, pelo menos 30% dos alfabetizandos buscam o Ensino de Jovens e Adultos para concluir o ensino fundamental.

“inicialmente trabalharíamos com 135 alfabetizadores, mas a procura aumentou e chegamos a 165. O mesmo aconteceu com os coordenadores. De 14 passamos para 16. O que possibilita o aumento da capacidade de atendimento as turmas”, disse a gestora.   

O BA utiliza a metodologia de alfabetização de adultos visando o resgate da cidadania das pessoas. As alfabetizadoras são orientadas a aproveitar as experiências dos alunos, que recebem todo o material didático durante os oito meses de estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário